Páginas

Curta o Balde de lixo no Facebook!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Vai um chazinho aí?...



Quem nunca na vida bebeu um chazinho para determinado fim?
São múltiplas variações, para múltiplos fins.
Só devemos ficar atent(a)os ,pois o que cura também pode fazer mal.
Muita gente acredita que chás , por serem algo “natural” podem ser bebidos indiscriminadamente. Um erro que , às vezes, pode fazer muito mal.
Antes de preparar/beber qualquer tipo de chá , devemos nos informar acerca das ervas que  serão a essência deste chá.
Crianças , grávidas ,idosos e pessoas com doenças crônicas ,não devem beber qualquer tipo de chá sem consulta prévia a um médico especialista.
Como no post sobre *Sucos ,no caso dos chás também temos uma gama de possibilidades,comentarei aqui sobre os mais interessantes,sob meu ponto de vista.
Sugestões e críticas são bem vindas e qualquer dúvida é só perguntar.

Chás para distúrbios digestivos,que afetam estômago ,fígado e vesícula :

*Casca de cebola (marrom) com louro : Retirar somente a casca marrom da cebola,e juntar a 1 folha de louro grande,se for pequena ponham 2 folhas. ½ copo d’água com os ingredientes,ferva tudo e deixe por uns 10 minutos tampado. Aumente com mais água ,coe e beba.
É excelente, tirando inclusive aquela dor de cabeça perturbante.

*Picão (Não confundam hahaah) É um “mato” que em qualquer terreno baldio se encontra. É aquele que ,quando encostamos nele de jeans,por exemplo,deixa um monte de pedacinhos da semente agarrado em nós.
Recolha alguns galhos ,tire as folhas ,lave muito bem,devendo até deixar uns minutos de molho na água.
Isto feito, proceda da mesma forma que a anterior: água para ferver com as folhas dentro,ferveu,apague o fogo ,tampe,coe e beba. Sendo que este tem serventia até nos casos de hepatite.



*Boldo : Pode ser do Chile ou daquele que tem a folha meio peludinha mesmo. Só não usem aquele miúdo ,que tem o cheiro IGUAL ao da folha peludinha.
Quanto ao boldo ,particularmente,prefiro triturar as folhas (1 Grande ou 2 pequenas) tirar o sumo ,aumentar com água,que pode ser gelada,e beber.
Mas ,se a pessoa não conseguir suportar o gosto amargo,pode fazer  sob a forma de chá.




Chás para combater radicais livres:
 *Canela (Não em pó) , erva-doce e semente de mostarda.
Este chá serve para fortalecimento das defesas do organismo ,confere maior resistência.
Proceder da mesma forma que as anteriores.
As sementes de mostarda podem ser encontradas em lojas onde se vendem produtos árabes. Elas  podem ser de 3 cores diferentes : amarela,preta e marrom ,sendo que a primeira é a mais fácil de encontrar.
Sementes de mostarda têm também função antiinflamatória.



*Chá mate: Erva mate ,encontrada em qualquer supermercado.
Ferver ,mais ou menos 1 litro e ½ de água ,colocar um copo de 300ml com a erva mate ,tampar e deixar por ,no mínimo ,uns 40 minutos. Coe ,não adoce e beba gelado,pode-se beber quente tbém.
Por mais simples que pareça ,esse chá tem poderes inacreditáveis para o funcionamento dos rins e do metabolismo como um todo.

*Casca de laranja , hortelã e casca de abacaxi : Tudo muito bem lavado e o procedimento é o mesmo.
 Este chá pode ser tomado à noite,depois da última refeição daquele dia. Sua ação digestiva ajudará também numa boa noite de sono.
 

Chás para combater diarréia:
*Folhas de goiabeira ,aquelas mais novinhas,menores,bem verdinhas. Mesmo procedimento dos anteriores, não esquecendo nunca de lavar muito bem as folhas.
Beber enquanto  permanecer o problema.

*Casca de maçã : Lave bem e proceda da mesma forma. Este chá ,pode ser feito numa quantidade maior e ser bebido enquanto durar o problema,sendo que também é excelente calmante.


Chás para queimar calorias:

*Gengibre  e canela (não em pó) : proceder da mesma forma,sendo que o ideal é que se beba 1 litro por dia. Pode parecer muito,mas temos que beber 2 litros de água p/dia,lembram? Este chá não precisa ser ,necessariamente bebido quente porém, gelado ,perde um pouco das suas propriedades.

*Chá Verde : esta erva é como a erva mate ,encontramos em qualquer supermercado. Porém o chá verde tem que ser cuidadosamente administradoi,pois pode causar irritação no estômago e,se bebido à noite, pode causar insônia. Não beber após as refeições porque inibe a absorção de minerais e vitaminas.
É, porém, excelente na queima de calorias e limpeza geral do organismo. Não ultrapasse 2 xícaras por dia.

*Berinjela : Na verdade nem seria um chá,mas sim uma infusão com água em temperatura ambiente ou gelada. Lavar bem ,com casca e tudo,partir em cubos,colocar numa garrafa,pode ser pet de 2 litros p/1 berinjela média. Beber durante o dia entremeando com a água que vc costuma beber.
Mas preste atenção: Essa infusão faz com que o açúcar no sangue diminua e tbém não deve ser usada infinitamente,porque pode provocar fortes dores no estômago.



Chá para Sinusite :

*Folhas de eucalipto com gengibre (em pó é sempre melhor) ,proceder do mesmo jeito dos anteriores. Beber morno.

Chá para combater inchaço  por gases:

*Erva-doce , louro , orégano . Não precisa misturar os três ingredientes. Um de cada vez resolve. Proceder da mesma maneira. 




Chá para combater inchaço por retenção de líquidos:

*Folha de abacateiro ,proceder da mesma forma dos anteriores.

Lembrem-se de que muitos ingredientes recomendados para chás,podem causar outro tipo de problema,apesar de serem excelentes.
O alho,por exemplo,é excelente para muita coisa,mas abaixa a pressão sanguínea. Se a pessoa não souber,pode se sentir mal e  achar que o chá não é bom.

E ,apesar de muitos indicarem ,chás não devem ser adoçados com nada ,exceto alguns onde se pode colocar um pouco de mel,porém o mel pode causar diarréia em MUITAS pessoas. Açúcar,nem pensar. Tem gente que usa o mascavo ,porém os efeitos em questão serão os mesmos do açúcar refinado... Não recomendável.

Se ,por acaso,vc não suportar mesmo ,use um adoçante tipo 3 gotas no máximo.

E aquele chá.. aquele.. hahaha de cogumelos,nem passem perto. Um alucinógeno muito,mas muito perigoso mesmo e que pode levar a graves conseqüências.



Procuro,neste espaço ,colocar ingredientes que  sejam de fácil aquisição. Sei que qualquer um pode procurar e ,certamente encontrará , diversas receitas. Porém muitas das vezes são com ervas de difícil aquisição tanto pelo preço como por não se encontrar mesmo.
Lembrem-se : Excesso de chá pode causar dores de cabeça e/ou estômago.  
Aquela dica que comentei nos Sucos,sobre manter o limão no freezer e ralar no suco depois de pronto,serve também para os chás.

Uma dica, que não é chá rs rs ,para perder apetite naturalmente :

*Uns 10 minutos antes do seu almoço /jantar ,coloque em meio copo d’água 1 colherzinha de sobremesa com vinagre de maçã,misture e beba.
Depois me conte o resultado,mas não vale comer uma refeição 100% calórica rsrs.

 Espero estar ajudando com essas dicas fáceis mas com resultados garantidos.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Beijos,até a próxima,


Bia.





4 comentários:

  1. muito bommmmmmmmm !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achamos hahah . Obrigada por visitar o Blog.

      Excluir
  2. Aqui em BH tá uma chuvinha e com essas receitas de chá, deu vontade de ir correndo pra casa tomar um bem quentinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato,com um friozinho ,chás sempre caem bem. Beijos e obrigada .

      Excluir

Aqui no Balde de lixo voce pode tudo, exceto:
- Xingar (me xingar pode.)
- Linguagem indecifravel.
- Comentários Homoafetivos (se forem bonitinhos eu até deixo)
- Usar de palavreado de baixa categoria para com os franceses (napoleão fica puto)

Divulgue no twitter!!