Páginas

Curta o Balde de lixo no Facebook!

terça-feira, 15 de maio de 2012

"V de Vingança" – Comentários Aleatórios

[ATENÇÃO: O conteúdo a seguir trará spoilers, ou seja, obviamente vou estragar sua leitura com alguns fatos referentes à HQ e que não aparecem no filme, mas nada que você não possa compensar lendo essa maravilha escrita pelo estupendo Allan More e pelo não menos importante David Lloyd. Enfim, sem mais delongas...]

Sinceramente eu não sou muito de ler e se eu for contar os livros que eu já li desde criança, eu acho que não faria a contagem com os mindinhos dos dedos do pé. Sempre fui muito exigente (também conhecido como preguiçoso) em relação à leitura. (Vamo ter foco, Vinni?)

Pois bem, assim que vi o Filme V de Vingança, fiquei impressionado com a riqueza dos diálogos, como a trama se desenrolava e como o nosso querido “terrorista” me conquistava com a sua promessa de uma utópica liberdade. O filme se passa numa Pseudo futurista Inglaterra que se afunda nos desejos de soberania de um homem que quer acima de tudo dominar o povo com base no medo. Ele consegue seus objetivos com a morte de todos os que não pertencem à sua classe. Todos os negros, asiáticos, homossexuais e judeus foram mortos e outros serviram de cobaias para experimentos de algumas drogas em Larkhill, chamado por eles de campo de “readaptação”. As crianças foram obrigadas a trabalharem em fábricas para terem o que comer.

“V” foi uma dessas pessoas que foram levadas a Larkhill, ele sobreviveu a toda a tortura e conseguiu escapar gerando uma explosão no campo de “readaptação”. No filme não explica com detalhes como aconteceu, mas no quadrinho é possível ter uma idéia de como Allan More criou “de fato” o nosso herói. Uma pessoa sofrida, mas feliz, de carne e osso, revestida de insanidade verdadeira e, principalmente de idéias.

(Peguei no google)
A liberdade é bem explorada tanto nos quadrinhos quanto no filme, mas a profundidade, a clareza e como “V” se tornou o destruidor do Totalitarismo Inglês é impactante e avassalador (digdin) principalmente nos quadrinhos. O que me faz pensar que uma única pessoa é capaz de cegar um povo inteiro, mas ao mesmo tempo outro pode fazer com que o povo acorde e reveja o sentido da sua própria liberdade.(Brasil, vamo aprender com o “V”, vamo?)

No filme, Evey (interpretada pela talentosa Natalie Portman) é uma personagem chave para o plano de “V”, mas o que se sabe é que os pais dela foram mortos durante a guerra, mas no quadrinho o buraco é mais embaixo: A história de Evey é trazida à tona com detalhes e com revelações surpreendentes desde o primeiro volume da HQ. O que vale a leitura é que de coadjuvante, ela se torna uma peça fundamental na parte final da trama.

Evey e “V” se encontram, em ambas as histórias, quando Evey sai de casa à noite e os Homens-dedo (nome dado aos agentes da “Lei”) tentam estuprar a jovem moça. Mas há divergências no por que dela estar na rua à noite e de como os dois se conheceram e como o "terrorista" derrotar os homens da lei.

Alguns personagens foram esquecidos e outros foram mesmo apagados pela equipe do filme. Um bom exemplo disso é o próprio Gordon que no filme é chefe de Evey e os dois trabalham em um dos canais do Governo do Fogo Nórdico (nome dado ao Estado Totalitário). No filme também se entende que Gordon é gay e ajuda Evey a se esconder de “V” por serem simplesmente colegas de trabalho. No quadrinho, Gordon é um funcionário desertor do governo e ajuda Evey por estar apaixonado por ela.

(Via Cabaredasideias)


Sem contar, é claro, que há na trama um supercomputador que vigia tudo e todos e o governo repreende e prende quem descumpre as leis, mas isso no filme nem sequer é mencionado e que é de grande relevância no contexto geral da história. Tanto que o próprio lider se "apaixona" pela maquina na HQ...

O filme é uma excelente obra, mas deixa a desejar em relação ao rico e detalhado enredo desenrolado em cinco volumes das histórias em quadrinhos. Gostou do filme? Eu gostei tanto que quis ler a história por trás do filme e me surpreendi. Existem muito mais informações, mais filosofia e muito mais mistérios em torno de “V” e vale muito ler os volumes e se impressionar com uma das historias mais perturbadoras e interessantes que eu já li. Ainda não viu o filme? Você não sabe a aula de liberdade que está perdendo. Recomendo que leia a HQ primeiro e depois ver o filme. A experiência é ÚNICA.

Fui muito superficial nesse post, pois não quero estragar a leitura que recomendarei a seguir. Espero que esta postagem dê aquela vontade de ler essa incrível história, pois é ela que faz com que algumas pessoas não aceitem algumas regras que são impostas pela sociedade ou por meia dúzia de pessoas que se dizem líderes. Tanto o filme quanto o quadrinho dão a entender que o caos é uma das maneiras mais eficientes de se livrar de uma vez por todas de toda a podridão que existe nas lideranças políticas da sua cidade, do seu estado e principalmente do nosso país.

(via Agencia da Internet)

"Você pode me chamar de 'V'." - Oia! Eu tbm ;)
O que eu quero nesse texto é fazer com que você se questione e busque a verdade que lhe acalme, seja ela qual for...

[...]

Sim, colocarei a disposição os cinco volumes e um link de redirecionamento para download do filme. Espero não ser preso por causa de leis tão absurdas quanto as do tirano do Fogo Nórdico. Alguns líderes querem que a informação seja um recurso que poucos tenham, mas não aqui nesse espaço de amor e revolução que é o Balde de lixo!

Aqui estão os Links dos cinco volumes da HQ “V de Vingança”, junto com um EXCELENTE programa para a leitura do Quadrinho: o ComicRack:

V de Vingança HQ vol 1;
V de Vingança HQ vol 2;
V de Vingança HQ vol 3;
V de Vingança HQ vol 4;
V de Vingança HQ vol 5;

Leitor de HQ ComicRack, Clique Aqui e será redirecionado ao Site do Baixaki.

E o filme dublado pode ser baixado clicando na figura abaixo:

 ou clicando AQUI.



E por fim, mas não menos importante eu vou deixar no fim do texto a MELHOR CENA DE TODOS OS TEMPOS: O discurso de apresentação de “V” para Evey.




Espero que o recado tenha sido captado, meus amigos. Até a próxima, MAINFOKERS! #V

Um comentário:

  1. Esse filme é extremamente maravilhoso e libertador. Fora que a interpretação de Hugo Weaving e Natalie Portman foram espetaculares.

    Sempre quis ler os quadrinhos mas nunca fui atrás, agora é a tão esperada chance. rs rs rs

    Abraços

    ResponderExcluir

Aqui no Balde de lixo voce pode tudo, exceto:
- Xingar (me xingar pode.)
- Linguagem indecifravel.
- Comentários Homoafetivos (se forem bonitinhos eu até deixo)
- Usar de palavreado de baixa categoria para com os franceses (napoleão fica puto)

Divulgue no twitter!!